domingo, 18 de outubro de 2009

A história dos seriados - 1970 a 1995

VEJA A TRAJETÓRIA NO BRASIL CLICANDO AQUI!


1973 a 1979 - "Chaves" e "Chapolin"

Entre 1973 e 1975 outros quadros de Chespirito ainda foram gravados e exibidos nos programas "Chaves" e "Chapolin". Em 1974 Maria Antonieta (Chiquinha) sai dos seriados para apresentar programa em outra emissora, mas retorna já no ano seguinte, em 1975.

Após a temporada de 1978, Carlos Villagrán (Quico) deixa o programa para fazer carreira solo. Um dos motivos mais comentados é que seu personagem estava se destacando demais e isso não era bom para a série. No episódio do cinema, o primeiro da temporada de 1979, Dona Florinda diz a Seu Madruga que mandou Quico morar com uma tia rica dele. A partir daí ele não aparece mais. Ainda antes da metade do ano de 1979, Ramón Valdés (Seu Madruga) sai do seriado. Um motivo bastante comentado seria que Ramón havia saído em solidariedade e apoio a Carlos Villagrán.

Com a saída destes dois personagens, Nhonho passou a substituir o espaço de Quico, aparecendo mais no programa. Chiquinha recebe uma carta de sua bisavó datada de Agosto de 1979 anunciando a sua chegada para morar com a bisneta. Neste mesmo episódio chega à vila o carteiro Jaiminho (Raul Padilla), que logo desperta interesse à Dona Clotilde, quando antes quem a interessava era Seu Madruga.

Nesta temporada de 1979 ocorre uma história na qual o Prof. Girafales e os demais acabavam comemorando seu aniversário num barzinho que tinha péssimo atendimento e péssima comida... e como o bar estava "passando o ponto", se cogitou que Dona Florinda fosse a proprietária, visto que ela cozinhava muito melhor, o que poderia render um ótimo negócio. Assim passaram o ponto, mas Dona Florinda não imaginava que o proprietário do bar também era o Seu Barriga. Chaves, depois de pentelhar o pessoal por alguns episódios, acabou sendo contratado como ajudante do restaurante da Dona Florinda. A partir de então e por vários anos seguintes seguirão episódios que se passam no restaurante.

A temporada de 1979 termina com a vila sendo reformada e o pessoal indo passar o natal na casa do Senhor Barriga. Quando voltam, encontram a vila toda reformada. Este é o último episódio de Chaves como série própria, muito embora o episódio da máquina de lavar da Dona Florinda, supostamente gravado em 1980, seja exibido na temporada de 1979. Mas foi em Chapolin que ocorreu oficialmente um "último episódio". Neste episódio, que nunca foi exibido no Brasil, os atores se despedem do público e relembram bons momentos do Chapolin Colorado. Veja o trecho final deste episódio:

1980 a 1995 - volta o programa "Chespirito"

Em 1980 as séries Chaves e Chapolin voltaram a se incorporar em um único programa, o "Chespirito" (ou "Clube do Chaves", no Brasil). Chaves e Chapolin continuaram a ser gravados, porém agora haviam outros quadros como Chompiras (Chaveco), Chaparron Bonaparte (Pancada) e outros.

Em 1981 Ramón Valdés (Seu Madruga) retornou ao programa, enquanto Raul Padilla (Jaiminho) saía. Assim, nunca houve um episódio que houvesse a participação de Seu Madruga e Jaiminho juntos. Também nunca houve um episódio com Seu Madruga no resturante de Dona Florinda. Em 1982 Ramón Valdés deixa o programa novamente e Raul Padilla retorna. Agora Jaiminho torna-se morador da vila.

O filme ou episódio "Aventuras em Marte", do Chapolin, já exibido pelo SBT nos anos 90, tem a abertura do programa Chespirito. Nos créditos podemos confirir que o episódio é de 1981. Neste episódio participa Ramón Valdés que, após sua saída em 1979, ainda voltou para gravar mais episódios em 1981. Ramón Valdés faleceu em 1988. Este episódio do "Aventuras em Marte" representa um mistério aqui no Brasil pois é o único episódio da era Chespirito (1980 a 1995) exibido pelo SBT até antes da chegada dos episódios do "Clube do Chaves". Ainda assim, mesmo com a chegada dos episódios do "Clube do Chaves", nunca foi exibido algum outro episódio de Chaves e Chapolin do início dos anos 80.

1987 a 1995 - os episódios de "Chespirito" que o Brasil conhece

Os episódios de Chaves e Chapolin que chegaram ao Brasil e transmitidos no programa "Clube do Chaves" datam entre 1987 e 1995. Os personagens estão mais velhos e gordos. Jaiminho passa a ser um novo Seu Madruga, agora ele é chamado de "Seu Jaiminho" e mora no apartamento 34, no alto da escada, e é a paixão de Dona Clotilde. Nhonho aparece com muito mais freqüência, e passa a substituir o Quico. Quase todos esses episódios de Chaves do programa Chespirito se passam na escola ou são versões mais novas de episódios antigos. Por exemplo : no episódio da perna quebrada, dos anos 70, quem quebra a perna é o Seu Madruga, mas desta vez, neste episódio regravado nos anos 80, quem quebrou a perna foi o Jaiminho. Outro exemplo: nos anos 70 havia o episódio do Radinho do Quico, já nos anos 80 temos o remake "Radinho do Nhonho".

O último quadro de Chaves foi gravado em 1992, e o último de Chapolin em 1993. No início de 1994 faleceram Raul Padilla (Jaiminho) e Angelinez Fernandes (Dona Clotilde). Os últimos quadros de "Chespirito" foram gravados em 1995. Lamentavelmente não houve nenhum episódio especial ou de despedida.

O diretor do programa : Enrique Segoviano

Em agosto de 1969, Enrique Segoviano foi contratado para ser assistente de diretor para o programa "Sábado de la Fortuna". Chespirito conheceu Enrique nesse ano, pois também trabalhava no programa. Logo Chespirito pediu para que Segoviano dirigisse os programas "El Chavo del Ocho" (Chaves) e "El Chapulín Colorado" (Chapolin), e durante muitos anos, Segoviano era seu braço direito. No México, muitos acreditam que foi Enrique Segoviano o grande inovador do programa "Chapolin" ao introduzir efeitos especiais no seriado. Ele desmente e dá créditos a Chespirito:
"As pessoas acham que fui eu quem introduziu efeitos especiais no "Chapolin", mas na verdade esta foi uma idéia de Chespirito. Às vezes sugeri a ele alguns detalhes técnicos para que as gravações dos episódios não se complicassem, porém todo crédito é de Chespirito." Enrique Segoviano é um dos produtores mais atentos e queridos da Televisa, um incansável trabalhador e criador

Nenhum comentário:

Postar um comentário